18. Cartas para Delfim Santos 1931-1956

18. Cartas para Delfim Santos 1931-1956

COLECÇÃO LUSÍADA

Álvaro Ribeiro
Nº 18 | 211 páginas | 2001
Formato: 160 x 230 mm

P.V.P. 15,00€

Mais informações:
info@fundacao-lusiada.org

Prefácio: António Braz Teixeira
Organização, introdução e notas: Joaquim Domingues

«As 86 cartas que, no quarto de século que vai de 1931 a 1956, o filósofo de A Razão Animada dirigiu ao reflectido e bem informado autor de Situação Valorativa do Positivismo, e que aqui se reúnem, permitem não só reconstituir o fraterno diálogo especulativo entre os dois sérios e exigentes pensadores, de que, recentemente, fora dada a conhecer a parte correspondente às 61 cartas que, de Outubro de 1928 a Abril de 1956, Delfim Santos remeteu a Álvaro Ribeiro, como, ainda e principalmente, aceder a aspectos ignorados ou ainda muito mal conhecidos da evolução filosófica deste último e a profunda “metamorfose espiritual” por que passou em meados dos anos 30.

O conjunto epistolar cobre três fases, de extensão e de importância desigual. A primeira, correspondente aos anos de 1931 a 1935, diz respeito à fase em que Álvaro Ribeiro, transferido para Lisboa após a licenciatura, procura sem êxito entrar na vida profissional, enquanto Delfim Santos, permanecendo no Norte (no Porto e em Coimbra), faz o estágio e entra na actividade docente. É a fase predominantemente política da Renovação Democrática.

A segunda corresponde aos anos de 1936 a 1942, em que Delfim cumpre em Viena, Berlim e Londres o percurso ditado pelas bolsas de estudo que solicitou e acabaram por afastá-lo do caminho que aspirava seguir. O amigo, que permanece em Lisboa, vai-o inteirando do que se passa na vida cultural portuguesa, em particular lisboeta, e da complexa evolução pessoal que segue até encontrar a pessoal via filosófica. Enfim, a terceira, a menos extensa em páginas e menos rica em conteúdo, acompanha os anos em que, instalado já em Lisboa Delfim Santos, os encontros pessoais terão substituído a relação epistolar.»

J. Domingues

Outras Publicações